quarta-feira, agosto 17, 2011

Estudo analisa vida das marcas no Facebook

17 Agosto 2011

A E.Life elaborou um estudo que tinha como objectivo analisar quais eram as marcas mais referidas no Facebook em Portugal. Neste estudo foram estudadas 8,277 acções no Facebook, no período de 1 a 31 de Julho, e foram analisadas 142 marcas.

Do estudo surgiram cinco categorias líderes de buzz, sendo elas: automóveis, festivais de música, serviços móveis, telemóveis, informática e electrónica, as quais concentram 59 por cento do buzz analisado.

Relativamente à primeira categoria – automóveis – 19 por cento do buzz total surge nesta área, com destaque para a BMW que é a marca mais referida na rede social.

Na categoria de festivais de música, a marca Optimus é a mais comentada, o que acontece devido ao festival Optimus Alive que dá grande destaque à marca no Facebook.

No universo dos telemóveis, a Blackberry é a mais comentada. Tal deve-se ao facto de no mês de Julho ter sido partilhada uma mensagem viral que referia a isígnia.

Do total das 142 marcas analisadas, 43 por cento reuniu menos de dez referências na rede social. Trinta e dois por cento conquistou mais de 40 posts.

Relativamente a serviços estatais, a insígnia que mereceu maior destaque foi a EDP. No âmbito dos transportes, a CP obteve o maior número referências. Uma das categorias menos referida é a do vestuário e moda, a qual tem como líder a sueca H&M.

O estudo concluiu que os portugueses utilizam o Facebook sobretudo para comentar marcas que lhe proporcionem sentimentos positivos ou que revelem novidades nos seus produtos. No entanto, muitos dos comentários dos internautas estão, de alguma forma, relacionados com assuntos políticos e económicos.

Apesar do ligeiro aumento de comentários sobre as marcas mais pequenas, continuam a ser as maiores insígnias aquelas que geram mais buzz.

Veja aqui http://www.elifeportugal.com/infografico02/ a infografia do estudo.

Fonte: E.Life

http://www.briefing.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=12752:estudo-analisa-vida-das-marcas-no-facebook&catid=35:marketing&Itemid=54