segunda-feira, janeiro 29, 2007

As cores que usas dizem quem és

O significado das cores, já abordado neste blog, tem agora a sua fase de desenvolvimento, descrevendo o tipo de personalidade em função das cores que usamos/gostamos.

Assim (Criado por Marx Luscher):

Castanho
Sensual
Agradável
Social
Aprecia o conforto do lar
Procura segurança
Procura a certeza e a satisfação

Preto
Teimosamente inflexível
Rejeita o destino
Insatisfeito com a normalidade
Revoltado

Amarelo
Com os olhos postos no futuro
Procura a mudança
Incansável na ambição
Aprecia a inovação
Deseja a felicidade

Vermelho
Impulsivo
Grande desejo de vencer
Competitivo
Anseia por acção

Cinzento
Isolado
Personalidade
Descomprometido
Disfarça a verdade
Indiferente à influência dos outros

Violeta
Empenhado
Com fair play
Procura o encanto e o prazer
Gosta de fascinar os que o rodeiam

Azul
Moral
Aprecia a tradição
Satisfeito e ordenado
Harmonia emocional
Procura harmonizar o envolvimento

Verde
Firme
Constante
Reservado
Orgulhoso

Falam falam...

(Cliquem na imagem)

Ficou este título conhecido por uma campanha de crédito habitação realizada há dois anos pelo Montepio que, através do Gato Fedorento, passava a mensagem de que nos outros bancos falavam muito e faziam pouco, coisa que no Montepio não era verdade.

Este item deu o mote para uma reflexão sobre o facto de muitas vezes sermos pouco pragmáticos na forma como montamos o nosso discurso.

Aqui fica um exemplo: Um qualquer Sr. Dr. solicita ao seu director de comunicação um texto para um discurso de um também qualquer evento. Como desconhecia as intenções da oratória o autor resolveu fazê-lo da forma mais abrangente possível, permitindo que o seu chefe lhe desse o uso mais adequado. Como vão poder constatar o texto permite falar muito sem nada dizer.

Pode-se conjugar qualquer expressão de uma linha listada na primeira coluna com qualquer outra da segunda e terceira respectivamente. As variações possíveis são cerca de dez mil e permitem falar ininterruptamente por várias horas.

De facto, o que parece fácil na prática requer muitas horas de treino, mas não falta quem domine a técnica de forma apurada. Este é um exemplo elevado ao extremo, no entanto não deixa de ser interessante o resultado final. Como se pode constatar, com planeamento e um discurso estruturado é possível falar durante horas sem dizer nada.

quinta-feira, janeiro 25, 2007

Consumidor Mal Comportado

Começou ontem o 2º ciclo de Jantares de Reflexão - New Frontiers of Marketing - no GIEM/ISCTE com o Professor Luiz Moutinho.

O tema do primeiro jantar incidiu sobre o comportamento dos consumidores e a forma como cada vez mais as emoções, a tecnologia, o valor, os benefícios mas acima de tudo o serviço, o compromisso e a entrega fazem parte da decisão de compra.

São touch points críticos que as empresas ainda não entenderam. Os consumidores sabem mais do negócio do que a própria empresa. São Prosumptions, ou seja, tomam parte activa no processo de construção e elaboração da proposta de valor.

São centauros - são offline e online ao mesmo tempo. Mas acima de tudo são seres humanos que reagem e se comportam em função das experiências que acumulam, das necessidades que têm e da forma como as empresas lhes entregam (e não dizem que entregam) o que prometem.

Falou-se de NeuroMarketing (já abordado neste blog), de Inspirience, de Brand Sense e tantos outros conceitos que nos orientam na realidade actual.

O desafio é sermos cada vez melhores na forma de nos relacionarmos com os consumidores, sabendo que são eles que têm o poder.

terça-feira, janeiro 16, 2007

Prova Oral

E pronto. A estreia em directo na rádio já aconteceu!!! Foi dia 19 ás 19h.

Agradeço a todos quantos ouviram e a todos os que participaram porque, penso, contribuíram para um programa sério e divertido.

Falámos de Marketing, Comunicação e Marcas. Falámos da vida e dos consumidores, dos alunos e das revistas. Foi divertido.

Para quem nao ouviu pode sempre ir ao site da Antena3 e na área de Podcasts ouvir a sessão, que para além de fun foi louca. O Alvim e a Rita estiveram em grande, bem como todos os que participaram.

Obrigado a todos.

sábado, janeiro 13, 2007

Conteúdos da Mensagem Publicitária

A mensagem publicitária para ser desenvolvida e chegar á concretização, seja em anúncio de imprensa, TV ou outro, necessita de abordar uma série de conceitos que lhe permitem construir uma mensagem que seja a desejada pelo público a quem se destina.

Essa construção passa por definir e desenvolver os conceitos que se constituem como o conteúdo da mensagem.

Eixo de Comunicação – Motivação que leva o consumidor à compra e que a comunicação explora, sendo a componente central à volta da qual toda a mensagem gira e deve ser construída. Explorando o sentimento que leva o consumidor a aderir a uma marca a publicidade diz aquilo que o cconsumidor quer ouvir ou está sensível a ouvir sendo o Eixo que define a satisfação da necessidade.

Promessa – Mensagem principal a comunicar. Criativa, única, relevante, diferenciadora e adequada ao Alvo. Implicita ou Explicita mas sempre presente. Muitas vezes dividida entre Principal e Secundária é a concretização da mensagem em algo palpável e instrumentalmente forte que vise transquilizar o consumidor pela resolução/satisfação da sua necesssidade.

Benefício – O que o consumidor ganha ao escolher a Marca, sendo a concretização directa da Promessa.

Reason Why – Justificação da promessa assente em atributos existentes na Marca.

Tom e Estilo – Forma execucional da comunicação (Agressivo, Jovem, Educacional, ..., Cinematográfico, Televisivo, Doméstico, ...) que actua no anúncio.
Tom – da Escrita/Voz
Estilo – Ambiente do Layout/Peça

Um Post à Paula Lousão

Há pessoas, como já aqui referi, que nos marcam. Seja porque tiveram algum tipo de influência no que somos (se é que somos alguém), seja porque de alguma forma nos tocaram.

Este post é um reconhecimento e agradecimento público à Paula Lousão (minha professora de licenciatura, minha adjunta nalguns projectos de formação, mas acima de tudo minha amiga) que recentemente deixou o INP.

Como aluno apenas posso dizer que foi um prazer ter (entre 1993 e 1997) aprendido com ela muito sobre uma temática nem sempre fácil, mas deveras interessante, como são os Métodos Quantitativos e os Estudos de Mercado. Agradecimento este extendido ao Professor António Serrão, meu guru e mestre orientador, porque sem o seu apoio nunca teria entrado neste "campeonato".

Como assistente dela (porque foi com ela que comecei a dar aulas no INP já lá vão 10 anos) dizer que é bom começar a carreira com alguém assim: divertida, entusiasmada, disponível.

Como colega (já noutra área muito mais a ver comigo - a Publicidade) dizer que sem ela a faculdade não será a mesma e que a Comunicaçao vive cada vez mais dos inputs da pesquisa.

Como minha adjunta dizer que o trabalho continuará a ser feito com os índices de qualidade que ela me habituou e ensinou.

A todos quantos foram alunos dela apenas partilhar o sentimento de que a Paula é alguém especial, amiga, conhecedora que está sempre ao nosso lado, embora não fisicamente no INP, mas representada por tantos quantos com ela aprenderam.

O ano de todas as mudanças?

A recente campanha da Swatch propõe-nos a celebração do ano do Porco. E a campanha revela uma mensagem que devemos reter não apenas pelo produto anunciado mas acima de tudo pela atitude que evidencia, ainda que implicitamente.

Todos os começos de ano existem inúmeros artigos, escritos por inúmeras pessoas, de inúmeras áreas que vaticinam o futuro e o que será o ano que entra.

Este post não é diferente. Apenas, sendo mais um, tenta reforçar a ideia de que o futuro somos nós que o fazemos. E visa acima de tudo enviar uma mensagem a todos quantos o lêm dizendo-lhes que 2007 será o ano do que nós quisermos.

Aos meus alunos, deixo-lhes a mensagem de que 2007 será o ano do esforço, suor e dedicação para poderem ter melhores performances (leia-se Notas) e poderem ser melhores profissionais (mais bem pagos - o futuro compensará a massa cinzenta).

Aos meus amigos, que 2007 será o ano de todas as mudanças. Será o ano do anti-rotina, do sorriso e da alegria (A Vida é Bela). E mesmo perante adversidades inesperadas existe sempre (mas sempre) um reverso da medalha que se quer positivo.

Aos meus parceiros, clientes e colegas, 2007 será um ano de muito trabalho, muitas vitórias e também algumas (espero que poucas) derrotas, pois também estas nos ajudam a aprender e a sermos melhores.

Espero acima de tudo que 2007 seja o ano de felicidade e realização pessoal e profissional de todos quantos em 2006 foram elegendo este blog como algo importante para as suas vidas.

Obrigado. A Vida é Bela.